SaabCentral Forums banner

Tutorial completo de monitoramento de PC-ECU em tempo real

82K views 55 replies 26 participants last post by  KaMiKaZi_t0M  
#1 · (Edited by Moderator)
Decidi fazer um tutorial completo para iniciantes sobre como conectar uma ECU Trionic 5 (T5) a um computador para ajuste personalizado e recursos de monitoramento ao vivo. O conhecimento deste artigo está disponível e é comum para algumas pessoas. Passei inúmeras horas pesquisando várias coisas na web para descobrir como isso é feito. Esta é a solução de conectividade simples e conclusiva, sem bobagens, para aqueles de nós com ECUs t5. Deixe-me poupar horas de pesquisa.

Em primeiro lugar, este método usa o CAN USB mais moderno. Existem vários métodos para conectar a ECU a um computador, e novos métodos parecem ser descobertos o tempo todo. Este é o método que achei mais fácil.

Este artigo é pertinente à ECU T5. No entanto, a técnica é quase idêntica à de vocês que têm T7 em seus 93. Como você sabe se tem T5? Se você tiver uma cassete de ignição direta vermelha, você tem T5. Este software de ECU foi usado em todos os 900 e 9000 de 1994 a 1998.

Agora, primeiro, vamos ver como conectar sua ECU ao seu computador para fins de monitoramento ao vivo. Isso significa a capacidade de ter um laptop no carro com você enquanto você dirige e monitorar centenas de coisas diferentes. Há também a capacidade agora de ajustar sua ECU ao vivo enquanto você dirige, mas isso será abordado mais tarde. O principal uso disso é testar uma afinação.

Coisas que você precisa

-Conversor Lawicell USB para CAN (CANUSB)
https://imagecraft.com/jumptocan.html

Isso é caro para a maioria das pessoas, mas vale a pena. CAN é uma tecnologia antiga que muitos PCs modernos não possuem. Este adaptador possibilita que novos PCs (Win XP, Vista, 7, 8) tenham conectividade CAN.

-Adaptador DB9 fêmea
Amazon.com: PCCables.com 6ft DB9 Female to Mini Din 8-pin Male: Computers & Accessories

É assim que você se conectará à sua ECU a partir do adaptador CANUSB. Se você tiver alguns cabos de impressora antigos por aí, talvez consiga encontrar um. Eles também são vendidos na Radio Shack nas gavetas com peças elétricas. Você pode pegar um lá por cerca de 6 dólares também. Apenas tente encontrar um que já tenha fios saindo dele, isso torna as coisas muito mais fáceis. Além disso, se você quiser ter a capacidade de fazer monitoramento ao vivo, bem como flash completo da ECU, pegue dois deles.

-PC Windows (Laptop)
Deve estar executando Windows XP, Vista, 7 ou 8. Usar o Windows 8 é um pouco mais complicado. Eu recomendaria não usar o 8, mas você pode. Se você fizer isso, leia este artigo http://www.can232.com/?p=340 Isso diz respeito à instalação dos drivers CANUSB em um PC com Windows 8. Eu fiz isso, então sei que é possível.

-Multímetro elétrico
A maioria das pessoas já possui um, caso contrário, pegue um na Radioshack ou Walmart por cerca de 25 dólares.

-Ferramentas elétricas gerais
-Alicates, cortadores de fio, decapadores de fio, algum fio sobressalente, porcas de fio, etc.

Instale os drivers para CANUSB em http://www.can232.com/?page_id=75
-Você precisa dos drivers FTDI, bem como do pacote de drivers DLL CANUSB para seu sistema operacional

-Pegue um conector DB9 e localize os pinos 2, 3 e 7. Esses 3 pinos precisam ter
fios que são descascados. Use seu multímetro para descobrir quais fios estão conectados a quais pinos e use o fio correspondente ao conectar ao SFI. Isso é o que será conectado ao conector SFI no carro.

-Localize o conector SFI no carro. O conector SFI está localizado no mesmo chicote de fios da ECU. A ECU existe no poço do pé do lado do passageiro. A caixa de luvas deve ser removida para facilitar o acesso. Depois de localizar a ECU, siga os fios por cerca de 1 pé e você deve encontrar um conector lá sem nada conectado a ele.

Image

Image

-A imagem acima mostra o esquema de como conectar o DB9 ao conector SFI. (e uma foto do próprio conector SFI)

Você pode simplesmente memorizar as cores dos fios no SFI e cortá-los e soldá-los/porcas de fio ou pode crimpar terminais e deslizá-los sob os pinos. Qualquer um funcionará.

-Neste ponto, você precisará baixar/instalar o t5suite 2.0
http://trionic.mobixs.eu/

OBSERVAÇÃO: Recomendo fortemente a leitura do PDF de documentação t5, bem como do manual PDF t5suite 2.0. Eles são muito bem escritos e muito informativos, explicando em grande profundidade como cada aspecto da ECU de nossos carros funciona, como ajustar, piscar, bem como o próprio t5suite.

Agora, com os fios DB9 conectados ao SFI, conecte o DB9 ao CANUSB e conecte-o ao USB do computador.

Inicie o t5suite e vá para a guia Online Tuning. Em seguida, ligue o carro e pressione Conectar ECU no canto superior esquerdo. Em seguida, na parte superior está um botão "Configurar Painel em Tempo Real". No canto inferior direito da tela deve dizer ECU conectada.

Se nenhum erro aparecer e os números estiverem mudando, você está pronto. Desfrute de monitoramento ao vivo, bem como um medidor AFR.

PS. Adicionarei mais fotos da minha configuração nos próximos dias. Escrevi isso tarde da noite. Por favor, desculpe quaisquer erros e, como sempre, use por sua própria conta e risco.

#2 ·
Uau, serei o primeiro a agradecer por isso. Eu não tinha entrado na ideia de me sintonizar, mas isso muda minha mente!

Eu estava jogando com a ideia de obter o comando do painel para o meu iPhone, mas por US$ 100+ por um adaptador obd2 sem fio, US$ 140 por um adaptador USB CAN parece um ótimo investimento!

Eu só pensei em agradecer por seu esforço em escrever isso.

#6 ·
+1 também, isso deveria ser fixado :) também quais as mudanças de um t5 para um t7? Isso fez muito mais sentido do que muitos outros que eu li :)

Obrigado
TOM
Eu nunca mexi com um t7. A razão é que um motor t7 93 não é tão bom, ou pelo menos, não tão bom quanto um motor NG900. Muitas pessoas com quem conversei dizem que o motor B205E (o 2.0t em um 93) só é bom para 300cv em componentes internos de fábrica, mas os NG900 com o B204E são bons para quase 500cv ou mais (rumores, nunca vi com meus próprios olhos). Então, eu intencionalmente compro carros de 1998 ou mais antigos para o motor B204E.

De qualquer forma, voltando à sua pergunta original, os manuais do t5suite realmente não dizem que é diferente. Eu acredito que é realmente idêntico. A única diferença é que você baixaria e usaria o t7suite em vez do t5suite. Eu sei que os 93 têm a mesma porta SFI, então... Terei que experimentar no 93 do meu amigo e relatar.

#5 · (Edited)
Fico feliz que vocês apreciem isso. Eu procurei na internet por uma tutoria como essa. Simplesmente não existia. De qualquer forma, tenho mais para adicionar.

Algumas fotos de como seu produto final deve ser. Observe que isso realmente não é tão difícil.

http://i686.photobucket.com/albums/vv226/Atv821/IMG_0831.jpg
http://i686.photobucket.com/albums/vv226/Atv821/IMG_0832-Copy.jpg
http://i686.photobucket.com/albums/vv226/Atv821/IMG_0829.jpg
http://i686.photobucket.com/albums/vv226/Atv821/IMG_0818.jpg

No que diz respeito ao T5 suite, o botão conectar ECU está circulado em vermelho, e os outros dois circulados são os botões mencionados.
http://i686.photobucket.com/albums/vv226/Atv821/Untitled-2.jpg

- Existe cerca de 2% de chance de que você possa danificar sua ECU fazendo este método, como mencionado acima. A única maneira de recuperar uma ECU danificada é com um dispositivo BDM. A única pessoa que eu conheço que faz isso é um cara que atende pelo nome de "Johnc" em ecuforums.com. Não tenho certeza se ele é membro do saabcentral.

- Uma solução fácil que eu uso para este problema, vá para um ferro-velho ou ebay e compre uma ECU de ferro-velho para o seu carro. Desta forma, se você danificar o seu original, você ainda pode dirigir seu carro. Tenho um amigo com um dispositivo BDM que pode desfazer a danificação das minhas ECUs, embora isso nunca tenha acontecido comigo antes.

- Este método é conhecido como flash de bancada. Isso significa que toda vez que você quiser piscar sua ECU, ela deve ser removida do carro (e colocada em uma bancada).

ITENS NECESSÁRIOS

- Windows xp, vista, 7, 8 pc

- Dispositivo Lawicel CAN USB

- Conector DB9 fêmea

- Resistor de 120 Ohm

- Ferramentas e habilidades de soldagem

- Fonte de alimentação de 15 a 19 volts 300mah ou superior.

Adquira isso no Ebay por cerca de 15 dólares ou encontre um por aí em sua casa que você esteja disposto a cortar.

- Conector ECU de ferro-velho (opcional)

A maioria dos ferros-velhos estaria mais do que disposta a vender um para você por menos de 20. Torna todo esse processo mais fácil. Certifique-se de ter pelo menos um pé ou mais saindo do conector da ECU.

- Ferramentas elétricas básicas

Algumas coisas aqui são cobertas no tutorial acima. Consulte-o para obter instruções detalhadas.

- Compre/configure/instale CAN USB. >Mais informações no tutorial anterior

- Obtenha seu conector DB9 fêmea e retire os fios usados ​​para CAN HI (Pino 7 no DB9) e CAN LO (PINO 2 NO DB9)

- Use um multímetro para determinar qual fio vai para qual pino

Se você tiver um conector ECU de ferro-velho, siga este diagrama para conectar os fios correspondentes aos pinos da ECU aos fios DB9

http://i686.photobucket.com/albums/vv226/Atv821/tut.png

NO LADO DA ECU
+15v da fonte de alimentação

TERRA DA FONTE DE ALIMENTAÇÃO

CANHI
PINO 62 -ECU CONECTAR AO PINO 7 NO DB9

CANLO
PINO 63 -ECU CONECTAR AO PINO 2 NO DB9

O resistor de 120 ohm precisa ser soldado entre CANHI e CANLO

Agora você deve ter seu conector ECU feito

Para aqueles de nós, b*******s baratos que eram muito preguiçosos/sem dinheiro para obter um conector ECU, em vez de emendar todos os fios no conector ECU, use terminais crimpáveis ​​e apenas deslize-os nos pinos apropriados na ECU, conforme descrito acima. Apenas certifique-se de pegar um pouco de fita adesiva e rotular cada fio (são apenas 8) para não ter que descobrir de volta toda vez que quiser refazer o flash da sua ECU.

- Depois de fazer isso, conecte DB9 ao CAN USB e conecte-o ao computador. Conecte a fonte de alimentação.

Você deve estar pronto para usar o t5 suite neste ponto. Não vou entrar em detalhes sobre como realmente configurar e ajustar seu carro, mas darei a você o suficiente para ter a ideia.

T5 SUITE TUNING E TEORIA

- Se você entrar no t5 suite e selecionar a guia Arquivo e, em seguida, selecionar Biblioteca do usuário, você será solicitado a inserir seu carro. Fazer isso carregará o arquivo bin de estoque para sua ECU com todos os valores de estoque (fábrica). Isso é algo que pode ser feito sem mesmo conectar sua ECU. A ideia aqui é pegar o arquivo bin de estoque e modificá-lo como quiser e, em seguida, fazer o upload (flash) para a memória da ECU.

Então, abrindo o arquivo bin da biblioteca t5 para o seu carro, você já tem o que está em sua ECU de estoque. Você o abre no t5 suite e começa a modificá-lo. A maneira mais fácil de piscar seu carro para o estágio 3, por exemplo, seria apenas selecionar a guia de assistentes de ajuste no t5suite. Este é um arquivo bin à prova de idiotas que você pode piscar em seu carro.

Outro menu interessante para explorar onde você pode alterar algumas coisas legais estaria na guia Ações e, em seguida, selecione "Opções Trionic (Firmware)", é onde você pode desligar seu sensor O2 secundário e algumas outras opções interessantes.

http://i686.photobucket.com/albums/vv226/Atv821/Untitled-3.jpg

De qualquer forma, acho que vocês pegaram a ideia. Há toneladas de conhecimento nos manuais e na documentação em PDF do t5suite que todos vocês devem ler se estiverem neste ponto. Eu poderia continuar para sempre...

Boa sorte com isso e, mais uma vez, isso é uma coisa "por sua conta e risco", como de costume.

PS: Isso não é tão complicado quanto as pessoas gostam de fazer parecer. Isso é material para iniciantes, não deixe meu tutorial fazer você pensar que isso é complicado. Posso criar um conector DB9 para ECU em menos de 10 minutos. No que diz respeito ao t5suite, é aí que as coisas podem ficar complicadas. Basta LER OS MANUAIS!

Saúde!

#34 ·
A única maneira de recuperar uma ECU danificada é com um dispositivo BDM. A única pessoa que eu conheço que faz isso é um cara que atende pelo nome de "Johnc" no ecuforums.com. Não tenho certeza se ele é membro do saabcentral.
Eu teria matado por um tutorial como este muitos anos atrás, quando o T5Suite surgiu, bem feito, cara! Eu tenho um dispositivo JohnC BDM, e você pode refazer o flash de uma ECU para a qual um bin ruim foi escrito, no entanto, eu acho que muitas ECUs têm chips flash ruins e se recusam a escrever; não importa quanta voltagem eu use. Muito raramente eu recebo uma caixa T7 com chips flash ruins...

#12 · (Edited)
Uau, tenho vasculhado a internet e a literatura tronic em busca desta informação nas últimas 2 semanas. Não que eu não tenha gostado, mas consumiu uma quantidade inadequada de tempo. Agora sei mais sobre a arquitetura CAN Bus do que jamais quis saber :eek:, considerando que eu não fazia ideia do que era.

Obrigado pela publicação

Também no site canusb e nos manuais tronic é mencionado que a conexão can deve ser terminada com um resistor de 120 ohms em paralelo com os fios can HI e can Low. Você achou isso necessário para a sintonia no carro ou para o flash de bancada permanente?

#15 ·
-No que diz respeito à conexão no interruptor de emergência C900, não faço absolutamente ideia. Nunca tive um C900 e não estou familiarizado com a arquitetura.

-No que diz respeito à terminação da conexão com um resistor de 120 ohms. Não terminei com 120 ohms, sei que algumas pessoas o fizeram, e a razão pela qual não o fiz é porque na literatura trionic afirma "trionic já está terminado internamente por 120 ohms... isso anula a necessidade de adicionar um resistor no lado trionic". É meio difícil de entender o que eles querem dizer, mas como eu disse, não fiz e funciona.

-No que diz respeito ao flash ao vivo, aqui está uma pequena análise. Se você tem algum conhecimento de como os computadores funcionam, sabe que a RAM é uma memória carregada instantaneamente, assim como a RAM em seu computador. A ECU trionic tem o mesmo. A ECU trionic também tem memória, que pode ser comparada ao disco rígido do seu computador. À medida que o processo avança, as informações na memória (disco rígido) da ECU são carregadas na RAM quando você liga o carro. Essas informações agora estão sendo usadas pela CPU da ECU para controlar o carro. A maneira como o ajuste ao vivo funciona é alterando as informações na RAM. Dito isso, sim, você está tecnicamente mudando as coisas enquanto o carro está funcionando, mas a RAM é limpa sempre que a energia é perdida, ou seja, quando você desliga o carro. Então você pode mudar o que quiser na RAM, e desligar o carro e ele desaparece. O processo de ajuste ao vivo, como expliquei um pouco no tutorial, significa que você sai e dirige seu carro com seu laptop e altera as configurações na RAM da ECU. Isso significa que você sente os efeitos imediatamente. Assim que terminar e estiver satisfeito com os resultados, você salva esse arquivo BIN específico do T5suite em seu computador. Em seguida, você traz o carro para casa e o flasheia no dinamômetro, como faria normalmente, com o arquivo BIN que você fez enquanto dirigia. O ponto aqui é que você está editando valores em tempo real e, quando faz isso, eles não estão sendo armazenados na memória da ECU, então eles serão perdidos se você desligar o carro. Isso é útil porque você pode alterar pequenas coisas de cada vez sem ter que refazer o flash de sua ECU centenas de vezes.

#19 · (Edited)
Se você gravar um arquivo modificado em sua ecu via can, ele permanece permanentemente ou até que você regrave. Todas as alterações de adaptação e alterações que você fez durante o ajuste ao vivo são para SRAM, que é perdido quando a energia é desconectada. Então, se você fizer alterações e elas funcionarem, você salva uma cópia delas e as aplica ao seu arquivo base e regrava a ecu para que não sejam perdidas. Retirar e gravar sua ecu em bancada fica velho muito rápido, então o ajuste ao vivo te dá a capacidade de adicionar apenas o que você já testou. Quando comecei, eu tinha um lpt bdm que exigia retirar a ecu toda vez que você queria fazer uma alteração, e fazê-lo novamente se você não gostasse. Retirei e gravei a minha em bancada muitas vezes antes de conseguir o combiadapter. Eu tenho um t7 agora e ele só precisa de 12 volts para gravar, então espero que a ecu nunca precise ser removida do carro.

#48 ·
Se você gravar um arquivo modificado em sua ecu via can, ele permanece permanentemente ou até que você regrave. Todas as alterações de adaptação e alterações que você fez durante o ajuste ao vivo são para SRAM, que é perdido quando a energia é desconectada. Portanto, se você fizer alterações e elas funcionarem, salve uma cópia delas e aplique-as ao seu arquivo base e regrave a ecu para que não sejam perdidas. Puxar e gravar sua ecu no banco de testes fica chato muito rápido, então o ajuste ao vivo oferece a capacidade de adicionar apenas o que você já testou. Quando comecei, eu tinha um lpt bdm que exigia puxar a ecu toda vez que você queria fazer uma alteração, e fazê-lo novamente se você não gostasse. Puxei e gravei o meu no banco de testes muitas vezes antes de obter o combiadapter. Eu tenho um t7 agora e ele só precisa de 12 volts para gravar, então espero que a ecu nunca precise ser removida do carro.
Este é um guia excelente para T5, mas o que você usa para gravar seu t7? (tenho um também) :)

#22 ·
1996 Saab 900 SE Turbo - Remapeamento da ECU via OBD2

Tenho um Saab 900 SE Turbo de 1996 (B204L) - presumo que tenha a ECU Trionic 5. No passado, conectei meu laptop via um cabo ODB2/USB e consegui ler a saída do motor por meio de programas como digimoto, palmer performance dyno program e alguns outros. Baixei o programa Trionic5 ECU de http://trionic.mobixs.eu/, mas nunca tive a chance de executá-lo. Acredito que li que você pode remapear uma ECU original do cabo ODB2, desde que seja a ECU original, mas é claro que você precisa piscar primeiro. Isso é verdade? Posso remapeá-lo sozinho do OBD2 e, se eu piscar, vou encontrar algum problema importante ao remapeá-lo? (Pretendo fazer backup do mapa original, é claro), mas não quero que algo dê errado e me deixe com uma ECU quebrada!

Não quero ter que comprar uma ECU totalmente nova para obter mais ganhos de potência e não quero ter que tocar diretamente na ECU, pois já tenho um cabo OBD2 à minha disposição ou comprar uma nova eprom e soldá-la na ECU... POR FAVOR, AJUDE-ME!

#24 ·
Uma coisa que deve ser abordada é que para fazer live tune você deve ter um ".bin" "ram unlocked" gravado na ECU. Eu li a documentação, mas ainda não tenho ideia de como "desbloqueá-lo". Eu desmarco a caixa ram locked no menu de firmware, mas ela sempre volta a ser marcada quando volto a ele. Então, se ele sempre se bloqueia novamente, como diabos eu o gravo com o ram unlocked?

#25 ·
Uma coisa que deve ser abordada é que, para fazer live tune, você deve ter um ".bin" "ram unlocked" gravado na ECU. Eu li a documentação, mas ainda não tenho ideia de como "desbloqueá-lo". Eu desmarco a caixa ram locked no menu de firmware, mas ela sempre é marcada novamente quando volto a ele. Então, se ele sempre se re-bloqueia, como diabos eu o gravo com a ram desbloqueada?
Use a interface BDM para regravar a ECU com uma imagem de firmware que teve a RAM desbloqueada.

#30 ·
Os T5suites podem adaptar o firmware T5 existente usando seu 'assistente de ajuste', mas como mais parâmetros são alterados à medida que se avança nos estágios, talvez haja um benefício adicional em ter alguém experiente para analisar tudo. A configuração de fábrica do T5 tem alguma margem de manobra para se adaptar às modificações de estágio 1 inferiores, além disso, a justificativa para um novo ajuste profissional de dinamômetro/banda larga aumenta.