Decidi fazer um tutorial completo para iniciantes sobre como conectar uma ECU Trionic 5 (T5) a um computador para ajuste personalizado e recursos de monitoramento ao vivo. O conhecimento deste artigo está disponível e é comum para algumas pessoas. Passei inúmeras horas pesquisando várias coisas na web para descobrir como isso é feito. Esta é a solução de conectividade simples e conclusiva, sem bobagens, para aqueles de nós com ECUs t5. Deixe-me poupar horas de pesquisa.
Em primeiro lugar, este método usa o CAN USB mais moderno. Existem vários métodos para conectar a ECU a um computador, e novos métodos parecem ser descobertos o tempo todo. Este é o método que achei mais fácil.
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Este artigo é pertinente à ECU T5. No entanto, a técnica é quase idêntica à de vocês que têm T7 em seus 93. Como você sabe se tem T5? Se você tiver uma cassete de ignição direta vermelha, você tem T5. Este software de ECU foi usado em todos os 900 e 9000 de 1994 a 1998.
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Agora, primeiro, vamos ver como conectar sua ECU ao seu computador para fins de monitoramento ao vivo. Isso significa a capacidade de ter um laptop no carro com você enquanto você dirige e monitorar centenas de coisas diferentes. Há também a capacidade agora de ajustar sua ECU ao vivo enquanto você dirige, mas isso será abordado mais tarde. O principal uso disso é testar uma afinação.
Coisas que você precisa
-Conversor Lawicell USB para CAN (CANUSB)
https://imagecraft.com/jumptocan.html
Isso é caro para a maioria das pessoas, mas vale a pena. CAN é uma tecnologia antiga que muitos PCs modernos não possuem. Este adaptador possibilita que novos PCs (Win XP, Vista, 7, 8) tenham conectividade CAN.
-Adaptador DB9 fêmea
Amazon.com: PCCables.com 6ft DB9 Female to Mini Din 8-pin Male: Computers & Accessories
É assim que você se conectará à sua ECU a partir do adaptador CANUSB. Se você tiver alguns cabos de impressora antigos por aí, talvez consiga encontrar um. Eles também são vendidos na Radio Shack nas gavetas com peças elétricas. Você pode pegar um lá por cerca de 6 dólares também. Apenas tente encontrar um que já tenha fios saindo dele, isso torna as coisas muito mais fáceis. Além disso, se você quiser ter a capacidade de fazer monitoramento ao vivo, bem como flash completo da ECU, pegue dois deles.
-PC Windows (Laptop)
Deve estar executando Windows XP, Vista, 7 ou 8. Usar o Windows 8 é um pouco mais complicado. Eu recomendaria não usar o 8, mas você pode. Se você fizer isso, leia este artigo http://www.can232.com/?p=340 Isso diz respeito à instalação dos drivers CANUSB em um PC com Windows 8. Eu fiz isso, então sei que é possível.
-Multímetro elétrico
A maioria das pessoas já possui um, caso contrário, pegue um na Radioshack ou Walmart por cerca de 25 dólares.
-Ferramentas elétricas gerais
-Alicates, cortadores de fio, decapadores de fio, algum fio sobressalente, porcas de fio, etc.
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TUTORIAL
Instale os drivers para CANUSB em http://www.can232.com/?page_id=75
-Você precisa dos drivers FTDI, bem como do pacote de drivers DLL CANUSB para seu sistema operacional
-Pegue um conector DB9 e localize os pinos 2, 3 e 7. Esses 3 pinos precisam ter
fios que são descascados. Use seu multímetro para descobrir quais fios estão conectados a quais pinos e use o fio correspondente ao conectar ao SFI. Isso é o que será conectado ao conector SFI no carro.
-Localize o conector SFI no carro. O conector SFI está localizado no mesmo chicote de fios da ECU. A ECU existe no poço do pé do lado do passageiro. A caixa de luvas deve ser removida para facilitar o acesso. Depois de localizar a ECU, siga os fios por cerca de 1 pé e você deve encontrar um conector lá sem nada conectado a ele.
-A imagem acima mostra o esquema de como conectar o DB9 ao conector SFI. (e uma foto do próprio conector SFI)
Você pode simplesmente memorizar as cores dos fios no SFI e cortá-los e soldá-los/porcas de fio ou pode crimpar terminais e deslizá-los sob os pinos. Qualquer um funcionará.
-Neste ponto, você precisará baixar/instalar o t5suite 2.0
http://trionic.mobixs.eu/
OBSERVAÇÃO: Recomendo fortemente a leitura do PDF de documentação t5, bem como do manual PDF t5suite 2.0. Eles são muito bem escritos e muito informativos, explicando em grande profundidade como cada aspecto da ECU de nossos carros funciona, como ajustar, piscar, bem como o próprio t5suite.
Agora, com os fios DB9 conectados ao SFI, conecte o DB9 ao CANUSB e conecte-o ao USB do computador.
Inicie o t5suite e vá para a guia Online Tuning. Em seguida, ligue o carro e pressione Conectar ECU no canto superior esquerdo. Em seguida, na parte superior está um botão "Configurar Painel em Tempo Real". No canto inferior direito da tela deve dizer ECU conectada.
Se nenhum erro aparecer e os números estiverem mudando, você está pronto. Desfrute de monitoramento ao vivo, bem como um medidor AFR.
PS. Adicionarei mais fotos da minha configuração nos próximos dias. Escrevi isso tarde da noite. Por favor, desculpe quaisquer erros e, como sempre, use por sua própria conta e risco.
Em primeiro lugar, este método usa o CAN USB mais moderno. Existem vários métodos para conectar a ECU a um computador, e novos métodos parecem ser descobertos o tempo todo. Este é o método que achei mais fácil.
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Este artigo é pertinente à ECU T5. No entanto, a técnica é quase idêntica à de vocês que têm T7 em seus 93. Como você sabe se tem T5? Se você tiver uma cassete de ignição direta vermelha, você tem T5. Este software de ECU foi usado em todos os 900 e 9000 de 1994 a 1998.
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Agora, primeiro, vamos ver como conectar sua ECU ao seu computador para fins de monitoramento ao vivo. Isso significa a capacidade de ter um laptop no carro com você enquanto você dirige e monitorar centenas de coisas diferentes. Há também a capacidade agora de ajustar sua ECU ao vivo enquanto você dirige, mas isso será abordado mais tarde. O principal uso disso é testar uma afinação.
Coisas que você precisa
-Conversor Lawicell USB para CAN (CANUSB)
https://imagecraft.com/jumptocan.html
Isso é caro para a maioria das pessoas, mas vale a pena. CAN é uma tecnologia antiga que muitos PCs modernos não possuem. Este adaptador possibilita que novos PCs (Win XP, Vista, 7, 8) tenham conectividade CAN.
-Adaptador DB9 fêmea
Amazon.com: PCCables.com 6ft DB9 Female to Mini Din 8-pin Male: Computers & Accessories
É assim que você se conectará à sua ECU a partir do adaptador CANUSB. Se você tiver alguns cabos de impressora antigos por aí, talvez consiga encontrar um. Eles também são vendidos na Radio Shack nas gavetas com peças elétricas. Você pode pegar um lá por cerca de 6 dólares também. Apenas tente encontrar um que já tenha fios saindo dele, isso torna as coisas muito mais fáceis. Além disso, se você quiser ter a capacidade de fazer monitoramento ao vivo, bem como flash completo da ECU, pegue dois deles.
-PC Windows (Laptop)
Deve estar executando Windows XP, Vista, 7 ou 8. Usar o Windows 8 é um pouco mais complicado. Eu recomendaria não usar o 8, mas você pode. Se você fizer isso, leia este artigo http://www.can232.com/?p=340 Isso diz respeito à instalação dos drivers CANUSB em um PC com Windows 8. Eu fiz isso, então sei que é possível.
-Multímetro elétrico
A maioria das pessoas já possui um, caso contrário, pegue um na Radioshack ou Walmart por cerca de 25 dólares.
-Ferramentas elétricas gerais
-Alicates, cortadores de fio, decapadores de fio, algum fio sobressalente, porcas de fio, etc.
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TUTORIAL
Instale os drivers para CANUSB em http://www.can232.com/?page_id=75
-Você precisa dos drivers FTDI, bem como do pacote de drivers DLL CANUSB para seu sistema operacional
-Pegue um conector DB9 e localize os pinos 2, 3 e 7. Esses 3 pinos precisam ter
fios que são descascados. Use seu multímetro para descobrir quais fios estão conectados a quais pinos e use o fio correspondente ao conectar ao SFI. Isso é o que será conectado ao conector SFI no carro.
-Localize o conector SFI no carro. O conector SFI está localizado no mesmo chicote de fios da ECU. A ECU existe no poço do pé do lado do passageiro. A caixa de luvas deve ser removida para facilitar o acesso. Depois de localizar a ECU, siga os fios por cerca de 1 pé e você deve encontrar um conector lá sem nada conectado a ele.


-A imagem acima mostra o esquema de como conectar o DB9 ao conector SFI. (e uma foto do próprio conector SFI)
Você pode simplesmente memorizar as cores dos fios no SFI e cortá-los e soldá-los/porcas de fio ou pode crimpar terminais e deslizá-los sob os pinos. Qualquer um funcionará.
-Neste ponto, você precisará baixar/instalar o t5suite 2.0
http://trionic.mobixs.eu/
OBSERVAÇÃO: Recomendo fortemente a leitura do PDF de documentação t5, bem como do manual PDF t5suite 2.0. Eles são muito bem escritos e muito informativos, explicando em grande profundidade como cada aspecto da ECU de nossos carros funciona, como ajustar, piscar, bem como o próprio t5suite.
Agora, com os fios DB9 conectados ao SFI, conecte o DB9 ao CANUSB e conecte-o ao USB do computador.
Inicie o t5suite e vá para a guia Online Tuning. Em seguida, ligue o carro e pressione Conectar ECU no canto superior esquerdo. Em seguida, na parte superior está um botão "Configurar Painel em Tempo Real". No canto inferior direito da tela deve dizer ECU conectada.
Se nenhum erro aparecer e os números estiverem mudando, você está pronto. Desfrute de monitoramento ao vivo, bem como um medidor AFR.
PS. Adicionarei mais fotos da minha configuração nos próximos dias. Escrevi isso tarde da noite. Por favor, desculpe quaisquer erros e, como sempre, use por sua própria conta e risco.