SaabCentral Forums banner

Tanque de expansão com nível de líquido de arrefecimento baixo quando quente.

14K views 19 replies 9 participants last post by  bob3000  
#1 ·
2001 9-5 2.3t

Não foi possível encontrar nenhum tópico específico para este problema.
O nível do líquido de arrefecimento no reservatório de expansão está baixo quando o motor (e o líquido de arrefecimento) está quente (não acima da temperatura no medidor do painel).
Está baixo o suficiente para ativar o aviso de baixo nível de líquido de arrefecimento do SID.

Quando a tampa é afrouxada para permitir que a pressão seja liberada lentamente, o nível sobe para o nível frio.

Sendo paranoico, verifiquei se havia óleo no líquido de arrefecimento e líquido de arrefecimento no óleo. Ambos negativos e o nível do óleo permanece na marca. O medidor de temperatura mostra temperaturas normais de operação.

Eu tenho uma teoria, mas gostaria de ouvir de outros sobre causa e efeito (quaisquer possíveis consequências terríveis).

#2 ·
Parece que você precisa adicionar um pouco de líquido de arrefecimento. Use o específico da Saab. Também parece que o sensor de nível, que está no reservatório de expansão, não está funcionando. Eles são conhecidos por emperrar. A causa mais comum de vazamento de líquido de arrefecimento é a válvula de desvio do aquecedor. Quando isso acontece, você pode ter uma perda catastrófica de líquido de arrefecimento. Em um dos meus carros, tenho que adicionar líquido de arrefecimento a cada 6 meses, pois a bomba d'água tem um orifício para fornecer lubrificação e alguns vazam mais do que outros.

#4 ·
Até notar que o nível do líquido de arrefecimento subia até a marca cheia (frio) quando a tampa do reservatório de expansão é removida, eu tinha assumido que era necessário adicionar líquido de arrefecimento, e eu poderia ter um pequeno vazamento, como a válvula de desvio.
Normalmente, quando o SID avisa "baixo nível de líquido de arrefecimento", eu esperava o motor esfriar. Então eu investigava apenas para descobrir que o nível não estava baixo, levando à conclusão de que o sensor estava ruim.

Agora eu descobri que quando o SID me avisa sobre o baixo nível de líquido de arrefecimento e eu vou imediatamente investigar enquanto o motor ainda está quente, o líquido de arrefecimento parece baixo, e quando eu removo a tampa do reservatório de expansão, o líquido de arrefecimento sobe no reservatório para o nível adequado (marcador frio), sem perda aparente de líquido de arrefecimento. O sensor/interruptor relatou com precisão o nível do líquido de arrefecimento.

Minha conclusão é: 1) não é mais necessário líquido de arrefecimento, 2) o sensor/interruptor de nível pode não estar ruim, 3) e a pressão em um sistema quente está forçando o líquido de arrefecimento a sair do reservatório, mas não do sistema.
Causas/efeitos desta observação são minha preocupação imediata.

#6 ·
Obrigado pelas respostas. Mas não acho que a falta de líquido de arrefecimento responda à minha pergunta.
Essência da pergunta, sequência de eventos:
  1. Motor frio, reservatório de expansão cheio normal.
  2. Dirigir o carro, motor na temperatura de operação, depois de um tempo o SID dá um aviso.
  3. Parar, verificar o nível: Nenhum fluido visível no tanque ainda fechado. O SID estava certo.
  4. Motor ainda quente, abrir o tanque, a pressão é liberada, o nível retorna ao nível de #1. Então, não há necessidade aparente de adicionar líquido de arrefecimento. O SID para de reclamar.
  5. Pergunta nº 1: Para onde vai o líquido de arrefecimento neste sistema selado (#3) e de onde ele volta (#4)?
Como você diz, o nível do reservatório de expansão deve subir quando estiver quente. A queda do nível quando quente (#3) sugere um vazamento de pressão expelindo fluido do sistema. O nível então retornando ao normal (#4) não o faz. (Eu sei, isso não significa que eu não tenha nenhum vazamento. Mas primeiro as perguntas.)

#15 ·
Obrigado pelas respostas. Mas não acho que a falta de líquido de arrefecimento responda à minha pergunta.
Ossatura da pergunta, sequência de eventos:
  1. Motor frio, reservatório de expansão cheio normal.
  2. Dirija o carro, motor na temperatura de operação, depois de um tempo o SID dá um aviso.
  3. Pare, verifique o nível: Nenhum fluido visível no tanque ainda fechado. SID estava certo.
  4. Motor ainda quente, abra o tanque, a pressão é liberada, o nível retorna ao nível nº 1. Portanto, não há necessidade aparente de adicionar líquido de arrefecimento. SID para de reclamar.
  5. Pergunta nº 1: Para onde vai o líquido de arrefecimento neste sistema selado (#3) e de onde ele volta (#4)?
Como você diz, espera-se que o nível do reservatório de expansão suba quando estiver quente. A queda do nível quando quente (#3) sugere um vazamento de pressão expelindo fluido do sistema. O nível então retornando ao normal (#4) não o faz. (Eu sei, isso não significa que eu não tenha nenhum vazamento. Mas primeiro as perguntas.)
Você realmente verificou se o nível do líquido de arrefecimento está normal quando está frio?
Você verificou se, quando está frio, a tampa ainda está vedando o sistema? Deve haver uma pequena alteração no nível e um chiado quando você puxa a tampa. Na minha experiência, o nível sobe um pouco.
Se estiver realmente no nível KALT quando estiver frio e, em seguida, cair quando você dirige o carro, eu imaginaria que o ar ou algum tipo de gás está entrando no sistema enquanto o carro está desligado. O que aponta para a junta do cabeçote.
Quando o sistema está pressurizado, o nível no tanque é menor do que quando o sistema está despressurizado. Isso é completamente normal e também a razão pela qual a linha de enchimento "cood" é tão alta no tanque. Ao remover a tampa e observar o nível subir novamente, você está despressurizando o sistema, vendo assim o nível do líquido de arrefecimento "subir" em resposta.
Isso é verdade, veja minha declaração acima. No entanto, se o sistema não estiver vazando, o nível no reservatório do líquido de arrefecimento subirá à medida que o motor aquece e o sistema pressuriza. O líquido de arrefecimento se expande, comprimindo o ar na parte superior do tanque; e o ar empurra de volta, é claro, então o sistema está pressurizado. O que o OP está descrevendo é algo completamente diferente e incomum.
O nível absolutamente parecerá cair na temperatura de operação e subir novamente quando frio/despressurizado. Essa ocorrência exata faz com que o sistema sugue bolhas de ar se o nível frio estiver muito baixo. No Saab, não é tão dramático quanto no meu outro carro, que quase superaquecerá instantaneamente se isso acontecer. Quando você olha para o nível no tanque com o carro na temperatura, ele parecerá vazio, mas assim que você abrir lentamente o tanque (para evitar uma perda de fluido por gêiser), o nível sobe e uma linha de fluido é vista no tanque novamente. Novamente, no meu outro carro, o sistema é muito mais sensível a essa mudança no nível do líquido de arrefecimento entre quando o sistema está quente/frio, mas, independentemente disso, ocorre em ambos os sistemas.
Esse não é absolutamente o caso.
Você pode estar confundindo isso com quando você reabastece o sistema pela primeira vez após uma lavagem. Quando o termostato abre, o líquido de arrefecimento começa a circular pelo radiador, o que desloca as bolsas de ar. O nível no tanque cai, possivelmente dramaticamente.
Depois de enchido, o líquido de arrefecimento nunca deve cair abaixo de KALT em um sistema funcionando corretamente, esteja frio ou quente.

#8 ·
Quando o sistema está pressurizado, o nível no tanque é inferior ao do sistema despressurizado. Isso é completamente normal e também a razão pela qual a linha de enchimento "cood" é tão alta no tanque. Ao remover a tampa e observar o nível subir novamente, você está despressurizando o sistema, vendo assim o nível do líquido de arrefecimento "subir" em resposta.

Se o nível do líquido de arrefecimento estiver muito baixo quando o sistema estiver despressurizado (frio), você criará bolhas de ar quando o sistema estiver pressurizado (quente) e terá superaquecimento. O fluido vai para algum lugar e retorna... o sistema está simplesmente sob pressão quando está na temperatura de operação... este parece ser o fenômeno sobre o qual você está perguntando.

#10 ·
Quando o sistema está pressurizado, o nível no tanque é mais baixo do que quando o sistema está despressurizado. Isso é completamente normal e também a razão pela qual a linha de enchimento "cood" é tão alta no tanque. Ao remover a tampa e observar o nível subir novamente, você está despressurizando o sistema, vendo assim o nível do líquido de arrefecimento "subir" em resposta.

Se o nível do seu líquido de arrefecimento estiver muito baixo quando o sistema estiver despressurizado (frio), você criará bolhas de ar quando o sistema estiver pressurizado (quente) e terá superaquecimento. O fluido está indo para algum lugar e voltando... o sistema está simplesmente sob pressão quando está na temperatura de operação... este parece ser o fenômeno sobre o qual você está perguntando.
Então, o nível do fluido não deve subir no tanque com a pressão mais alta devido à temperatura mais alta, mas sim ser mais baixo no tanque?

A água sendo essencialmente incompressível, mas querendo se expandir quando aquecida, a temperatura mais alta não deveria forçar a água superaquecida em expansão para o tanque, comprimindo o ar e pressurizando-o? (talvez haja uma pista lá)

A linha de enchimento a frio está cerca de 1/2 do caminho para cima do tanque, consistente com os níveis máximos de frio que vi em outros sistemas, incluindo aqueles que agora possuo - tanques pressurizados e não pressurizados, todos os quais estão pelo menos um pouco mais cheios quando quentes do que quando frios.

Eu realmente aprecio os comentários e a ajuda. Está me ajudando a sair da visão de túnel [ou da caixa] em que às vezes entro. (mas eu realmente espero não encontrar água no meu óleo ou óleo na minha água - gases de escape também. Já fiz o suficiente disso na minha vida)

#9 ·
Eu tinha pensado na junta da cabeça. Mas por pensamento positivo e inspeção visual dos fluidos (mas não para escape no líquido de arrefecimento) eu, provisoriamente, descartei-a. E há também a questão do nível de fluido a recuperar. Vou ver se os rapazes locais têm o teste para gases de escape no líquido de arrefecimento.

#11 ·
As suas mangueiras expandem-se quando estão quentes? Isso pode explicar por que o nível cai quando há pressão no sistema.
Como todas as mangueiras são de algum tipo flexível, não se deve assumir que o volume do sistema é constante.

A mangueira grande da cabeça do cilindro para o radiador é conhecida por falhar quando envelhecem, na primeira fase antes da falha, elas ficam muito macias e se expandem sob pressão até que finalmente estouram.

Outra causa pode ser que ainda haja ar no sistema. Normalmente, não há necessidade de nenhum procedimento especial, pois o sistema é autoventilante. Mas pode ajudar a fazer o motor quente funcionar por alguns segundos com alta rotação do motor de 3000-4000 rpm, o que pode não ser alcançado na condução diária, dependendo do seu estilo de condução/limitações de velocidade/caixa de câmbio. Isso pode ajudar a empurrar as bolhas de ar para fora do sistema, pois o fluxo de água é aumentado.

@ Bob12312357

Do meu entendimento, a linha de enchimento a frio é a parte inferior da seta que aponta para o nível onde duas peças do reservatório de expansão são moldadas juntas, não a parte superior com a linha horizontal onde a seta começa.

#12 ·
As suas mangueiras expandem quando estão quentes? Isso pode explicar por que o nível cai quando há pressão no sistema.
Como todas as mangueiras são de algum tipo flexível, não se deve assumir que o volume do sistema é constante.

A mangueira grande da cabeça do cilindro para o radiador é conhecida por falhar quando envelhecem, na primeira fase antes da falha, elas ficam muito macias e se expandem sob pressão até que finalmente estouram.

Outra causa pode ser que ainda haja ar no sistema. Normalmente, não há necessidade de nenhum procedimento especial, pois o sistema é autoventilante. Mas pode ajudar a fazer o motor quente funcionar por alguns segundos com alta velocidade do motor de 3000-4000 rpm, o que pode não ser alcançado na condução diária, dependendo do seu estilo de condução/limitações de velocidade/caixa de câmbio. Isso pode ajudar a empurrar as bolhas de ar para fora do sistema, pois o fluxo de água é aumentado.

@ Bob12312357

Pelo que entendi, a linha de enchimento a frio é a parte inferior da seta que aponta para o nível onde duas peças do reservatório de expansão são moldadas juntas, não a parte superior com a linha horizontal onde a seta começa.
Obrigado por validar alguns possíveis problemas que tenho considerado - mangueiras (particularmente a mangueira superior) e talvez ar no sistema. Você está correto sobre a linha de enchimento a frio, um pouco acima da costura. Decidi substituir a mangueira - ela parece muito macia para mim e o termostato. Acabei de ter a mangueira superior estourada em outro dos meus equipamentos antigos, '85 325e. Felizmente, isso aconteceu quando eu estava estacionando em casa.

#13 ·
outras mangueiras macias descobertas até agora:
1. do radiador para a bomba de líquido de arrefecimento (pode exigir mais alguma ação para troca)
2. da cabeça do cilindro para a válvula de desvio do líquido de arrefecimento (estourou uma vez)

#2 e a mangueira mencionada anteriormente da cabeça do cilindro para o radiador atingem a temperatura mais alta, pois estão na saída da cabeça do cilindro
#1 deve ser a mais fria, mas tem potencial para se expandir muito devido ao tamanho (e não é facilmente detectada por cima).

Alguém pode considerar trocar todas as mangueiras por mangueiras de silicone, como conjuntos da DO88. No final, não custa muito mais do que substituir todas as mangueiras por mangueiras de borracha novas. Ou compre um kit e troque-as uma a uma, sempre que houver necessidade de troca.

#14 ·
O nível certamente parecerá cair na temperatura de operação e subir novamente quando frio/despressurizado. Essa ocorrência exata faz com que o sistema sugue bolhas de ar se o nível a frio estiver muito baixo. No Saab, não é tão dramático quanto no meu outro carro, que quase instantaneamente superaquecerá se isso acontecer. Quando você olha para o nível no tanque com o carro na temperatura, ele parecerá vazio, mas assim que você abrir lentamente o tanque (para evitar uma perda de fluido em forma de gêiser), o nível sobe e uma linha de fluido é vista novamente no tanque. Novamente, no meu outro carro, o sistema é muito mais sensível a essa mudança no nível do líquido de arrefecimento entre quando o sistema está quente/frio, mas, independentemente disso, ocorre em ambos os sistemas.

Ar significaria um aumento significativo na compressibilidade dentro do sistema, mas isso normalmente se manifesta em temperaturas elevadas, uma perda de calor das saídas de ar ou ambos. Se isso não estiver ocorrendo e seus fluidos não estiverem grosseiramente contaminados, duvido que você tenha algum problema, basta encher o líquido de arrefecimento até o nível apropriado quando estiver frio. Se for enchido em excesso, o sistema se ajustará sozinho, provavelmente de maneira bastante bagunçada.

#18 · (Edited)
Não exatamente relacionado, mas meu reservatório/tanque de expansão do líquido de arrefecimento estava frequentemente perdendo água/líquido de arrefecimento. Eu não costumo dirigir mais de 100 milhas em 2 semanas, então isso é estranho. De qualquer forma, cheguei em casa depois de dirigir um pouco e abri o capô para ver água borbulhando do topo do reservatório. Quando esfriou, olhei mais de perto para encontrar uma rachadura de 2 polegadas no topo entre uma nervura. Tenho uma lista de coisas para fazer para meu mecânico independente, mas, enquanto isso, eu tinha um tapa-vazamentos de borracha à mão, então apliquei lentamente cerca de 15 camadas sobre a rachadura e afrouxei ligeiramente a tampa. Dedos cruzados para que aguente até eu poder levá-lo. Acabei de verificar, segurando até agora.

#19 ·
2001 9-5 2.3t

Não consegui encontrar nenhum tópico específico para este problema.
O nível do líquido de arrefecimento no vaso de expansão está baixo quando o motor (e o líquido de arrefecimento) está quente (não acima da temperatura de acordo com o medidor do painel). Está baixo o suficiente para definir o aviso de baixo nível de líquido de arrefecimento do SID.

Quando a tampa é afrouxada para permitir que a pressão seja liberada lentamente, o nível sobe para o nível frio.

Sendo paranóico, verifiquei se havia óleo no líquido de arrefecimento e líquido de arrefecimento no óleo. Ambos negativos e o nível do óleo permanece na marca. O medidor de temperatura mostra temperaturas normais de operação.

Tenho uma teoria, mas gostaria de ouvir de outros sobre causa e efeito (quaisquer possíveis consequências terríveis).
Estou com o mesmo problema.