SaabCentral Forums banner

2024 Saab 9-5 Viggen

13K views 77 replies 15 participants last post by  HotSaabs  
#1 ·
O projeto em questão é uma tentativa de reengenharia de um OG 9-5 e de o atualizar para os padrões atuais. Isso não se destina a ser modificações de piloto de corrida. Meu objetivo ao entrar neste projeto era imaginar com o que acabaríamos se os antigos engenheiros da Saab tivessem a tarefa hoje de fazer um facelift no OG 9-5? Mas não apenas qualquer 9-5. Um 9-5 Viggen em que a Saab teria trabalhado na época. Como seria o produto saindo da fábrica?

Existe um trabalho que sempre sonhei em fazer. Projetar automóveis. Nunca fiz, devo dizer. Mas percebi não faz muito tempo que posso realizar meu próprio sonho.

Minha esperança é que este projeto ajude a revitalizar a comunidade e crie uma estrutura sobre a qual reconstruir nossos antigos Saabs em veículos que se destacam por seus próprios méritos no mundo de hoje. Em suma, quero trazer a Saab de volta à vida na medida do possível. Este tópico documentará a jornada.

Metas do projeto

Pára-choques dianteiro e traseiro redesenhados

Faróis e lanternas traseiras redesenhados

Teto solar panorâmico

Volante aquecido

Refinamentos NVH

Reforço da estrutura e do chassi

Áudio moderno baseado em toque

Alerão traseiro clássico personalizado inspirado no 900

Estamos começando com minha 9-5 Wagon 2004 que possuo há 9 anos. Quando comprei, era o mais barato que consegui encontrar em todo o país. Comprei na Flórida e dirigi de volta para o Texas. Claramente, está em uma forma menos que desejável hoje. Mas tudo isso será abordado à medida que avançamos. Primeiro, o pára-choque dianteiro.

Sempre achei que os pára-choques dianteiros de 2004-2005 eram um ponto alto no design da Saab. Pelo menos no produto enviado. Mas tem vários elementos que precisam ser renovados. Como você pode ver na foto, comecei com a grade central, tornando-a mais proeminente e contemporânea. Fiz isso modelando a argila em algumas noites. Deixe-me saber o que você pensa.

Em breve, estarei projetando a área ao redor da grade. As faixas de impacto são tãooooo desatualizadas e serão removidas para uma aparência mais limpa. Também posso fazer alguma remodelação das molduras das luzes de neblina e da abertura inferior. Ah, sim. E embora eu saiba que os lavadores de faróis são o DNA central da Saab, eles nunca foram necessários para mim e apenas quebram a aparência limpa. Então, esses também vão embora.

#5 ·
Saab corporate may be dead but Saab isn't dead.

I will follow your project with interest.
Eu concordo que a Saab não está morta! Na medida em que ela vive nos corações de dezenas, senão centenas de milhares de pessoas, bem como daqueles de nós que continuam a manter nossos Saabs vivos e nas estradas. Mas sejamos honestos. Não houve muita vida em relação às coisas novas da Saab. As coisas com as quais todos costumávamos ficar animados com a Saab como uma empresa em atividade. Novos modelos. Facelifts. Nova tecnologia. Esta é especificamente a área em que quero dar nova vida.

#3 ·
Eu tinha pensado em mover a grelha um pouco para a frente para fazê-la sobressair, mas com os meios atuais disponíveis, seria preciso adicionar alguns plásticos, então abandonei essa ideia. Uma grelha saliente pode ser um trabalho para uma impressora 3D.

Não sei sobre os carros GM dos EUA, mas sei que a Opel/Vauxhall ofereceu volantes aquecidos para certos modelos, provavelmente eles também servirão no seu Saab. Geralmente, é uma boa ideia olhar para o Insignia pós-2011.

Eu poderia imaginar que a Saab poderia ter usado um display TFT curvo ou até mesmo quase 3D para os medidores em 2024, mas para realizar isso...

• Like
Reactions: HotSaabs
#6 ·
Eu tinha pensado em mover a grelha um pouco para a frente, de modo a fazê-la sobressair, mas com os meios atuais disponíveis, seria necessário adicionar alguns plásticos, por isso abandonei esta ideia. Uma grelha saliente pode ser um trabalho para uma impressora 3D.

Não sei nada sobre os carros GM dos EUA, mas sei que a Opel/Vauxhall ofereceu volantes aquecidos para certos modelos, provavelmente também caberão no seu Saab. Geralmente, é uma boa ideia olhar para o Insignia pós-2011.

Eu poderia imaginar que a Saab poderia ter usado um display TFT curvo ou mesmo quase 3D para os medidores em 2024, mas para realizar isso...
Se eu soubesse como usar uma impressora 3D ou projetar peças em um computador, então sim, você está 100% correto. Eu gostaria de ter essas habilidades. O que eu tenho são habilidades como artista e escultor. Eu também sei como fazer moldes e fundições. Eu costumava ter meu próprio negócio, onde eu fazia muitas das minhas próprias peças internamente. Eu sei como modificar o para-choque sem adicionar peso significativo. Além disso, eu realmente gosto de trabalhar com argila, como os designers originais faziam. Quando eu era jovem, eu sempre via aquelas histórias dos grandes modelos de argila e parecia mágico.

Obrigado pelas informações sobre os carros europeus. Porque quase tudo que eu sei são carros dos EUA.😉 Você conhece algum que tivesse a mesma estrutura em que nossos airbags caberiam?

#7 ·
Eu fiz volante aquecido para o meu og 9-5 anterior (total de 3) e para as minhas carrinhas 9-3 atuais.
Usei volante Saab, elemento de aquecimento de fibra de carbono e interruptor Saab.
Isso é ótimo de ouvir. Se você pudesse compartilhar comigo como você fez isso, eu ficaria muito grato. Isso ajudará a reduzir o que é um projeto extremamente ambicioso.

#10 ·
Image

Este é o conceito para um Viggen 9-5 que eu desenhei. Ele ainda não inclui o que estou fazendo na área da grade. Mas dá a você uma ideia da minha visão básica. De nota é a inclusão de temas de blocos de gelo de trabalhos posteriores da Saab. Também removi muito do plástico preto que datava seriamente o design. Eu queria aumentar a sensação de esportividade, mantendo a elegância. Ainda não estou casado com as rodas. Estou brincando com a ideia de projetar minhas próprias rodas. Veremos. Eu realmente gostaria de ouvir o feedback da comunidade sobre isso.

#15 ·
Ele parece um pouco pesado sem o "plástico preto" dando uma quebra nas linhas da carroceria.

Eu fiz uma renderização semelhante para o membro skwon quando ele estava fazendo o envelopamento do carro dele um tempo atrás.

View attachment 302296
Sim, isso aumenta a sensação de volume. Mas depois de passar algum tempo com o conceito, essa sensação desaparece. Então, ele apenas começa a parecer moderno. O que faz sentido, pois os carros modernos parecem mais volumosos. O que esta geração não tem e que os carros mais modernos têm é mais curvatura. Linhas de caráter que adicionam interesse visual e, em certa medida, reduzem o volume. Eu não descartei fazer alterações na chapa metálica.

#12 ·
HotSaabs tinha aumentado a admissão inferior ou enegrecido o setor superior dela, o que dá à frente um aspeto mais pronunciado.

Tenho uma ideia alternativa em mente, mas tenho que trabalhá-la num computador diferente, pois o meu portátil não é suficientemente potente e a minha versão do Photoshop é demasiado antiga.

• Like
Reactions: HotSaabs
#21 ·
Minha inspiração para a área inferior da grelha não é a Lexus. É o Saab Aero-X. A forma também se funde lindamente como uma forma invertida da parte central da área superior central da grelha. O para-choque Aero 9-5 original de 2004-2005 é uma limitação de design remanescente, e ouso dizer falta de inspiração, dos dias em que o para-choque tinha uma função. Ser atingido. Originalmente, os para-choques eram considerados coisas adicionadas ao que os designers realmente queriam fazer. Levou muito tempo para a maioria dos designers automotivos superarem isso e ver a frente como uma tela coesa. O que estou fazendo é encontrar uma maneira de misturar temas inspirados na Saab em uma tela moderna. Agora, aqui está a inspiração baseada na Saab mencionada para minha nova interpretação do OG 9-5.

#23 ·
Aqui está o meu 2º conceito para um 9-5 Viggen. Ele inspira-se principalmente nos conceitos Aero-X e 9-X Biohybrid. Fiquei inicialmente cético quando pensei pela primeira vez em fundir estas formas com o OG 9-5, mas fiquei agradavelmente surpreendido com o resultado. Deu bastante trabalho juntá-los, mas eu diria que este é agora o meu favorito. Os detalhes nas laterais do para-choques ajudam a reduzir o peso visual e misturam-se com os detalhes de plástico preto existentes que correm ao longo da parte inferior da porta. Diga-me o que pensa. Prefere o meu primeiro conceito ou o segundo?

#29 ·
Eu estou neste site desde o seu início.
É por isso que eu disse "parece".

E não é tanto uma crítica quanto uma lamentação.
Eu moro em uma cidade com mais de um milhão de pessoas e teria sorte de ver outro Saab na estrada a cada dois ou três meses e minha oficina Saab local com a qual lido há mais de quarenta anos acabou de fechar.

Um problema separado que estou tendo é que, por alguma razão, não consigo ver sua renderização mais recente, tudo o que vejo é um pouco de texto dizendo "Tire Automotive parking light wheel vehicle car".

Eu posso ver seus envios anteriores.

#41 · (Edited)
Estou apresentando meu conceito “final” para um 9-5 Viggen. Os detalhes podem mudar à medida que o projeto se desenvolve. A parte frontal que estou apresentando hoje já é uma ligeira revisão de uma postada anteriormente. Precisava refinar alguns detalhes para unificar a frente com o design traseiro.

Isso não se destina apenas a ser um sonho de artista, mas um conceito que pretendo realmente concretizar. Meu objetivo é que este seja o Modelo 1.0 em uma série de carros que modifico e vendo para nossa comunidade. O objetivo é usar os Saabs existentes para criar uma nova geração de Saabs para a era moderna. Basicamente, para dar vida à nossa amada marca. Não apenas para manter os Saabs que temos.

Ao lidar com uma marca que está morta como uma preocupação em andamento, temos que pensar nas coisas de uma forma fundamentalmente diferente daquela que os proprietários de outras marcas têm o luxo de fazer. NÓS somos agora a empresa! Temos que criar as soluções. Temos que criar a emoção. Temos que criar o futuro. O carro que estou apresentando a vocês hoje representa minha visão de um facelift com qualidade de fábrica liderado por líderes da indústria.

Absorvi muitas décadas de DNA Saab. Todos terão preferências diferentes, mas esta é minha tentativa de adaptar os temas conceituais da Saab de meados dos anos 2000 a um modelo de produção. As formas que Anthony Lo criou durante esse período são, na minha opinião, o auge do design Saab. É uma pena que nenhuma de suas ideias tenha realmente chegado a um modelo de produção.

Inspirei-me em dois conceitos Saab em particular. O Aero-X de 2006 e o 9-X Biohybrid de 2008. Ambos os conceitos se mantêm extremamente bem no mundo do design automotivo atual. Eles eram elegantes, elegantes e sensuais. Esportivos sem serem exagerados (estou de olho em você, BMW). Sou um entusiasta do design automotivo durante a maior parte da minha vida. Meu trabalho dos sonhos nº 1 tem sido ser designer automotivo. Então, eu posso viver alguns dos meus sonhos aqui com este projeto.

Espero que você possa apreciar o tremendo esforço que foi necessário para criar este conceito. Misturar diferentes formas e conceitos em uma tela que foi definida para você é assustador. Dado que o objetivo é produzir isso, tenho que considerar muitos fatores. A coisa pode realmente ser feita? Quanto do meu tempo e dinheiro será necessário para uma alteração específica do design? Eu tento usar componentes prontos ou criar minhas próprias peças personalizadas?

O que este conceito não é. Não é uma tentativa de criar uma renderização absolutamente perfeita. Isso volta para eu precisar usar meus recursos com cuidado. Lembre-se, meu objetivo é criar um carro, não apenas obras de arte. Portanto, reserve suas opiniões sobre qualquer coisa que esteja ligeiramente no vale da estranheza. Use sua imaginação para preencher essas lacunas. Lembre-se de que sou um ser humano usando meu tempo, dinheiro e paixão para me dedicar a uma marca que você ama. Por favor, pense antes de postar. O que você diz me afeta. Agradeço muito os comentários atenciosos e inteligentes da comunidade. Se você tiver críticas construtivas sobre o que estou fazendo, não tenho problemas com isso. Mas certifique-se de que seja construtivo. Ou seja, não diga apenas que você odeia. Diga-me, ou melhor ainda, mostre-me como você acha que poderia ser melhor. Estamos aqui para construir, não para destruir.

A maneira como apresentei isso à minha esposa é que vou criar o carro dos meus sonhos. Se outros valorizarem o que estou fazendo e mostrarem seu apoio pegando o carro da minha mão no final do projeto, então continuarei a fazer mais e mais modelos. Em última análise, gostaria de fazer uma versão elétrica no futuro. Mas se acontecer de eu ser o único que gosta do que fiz, então vou ficar com o carro até morrer. É o meu carro dos sonhos, afinal. Isso é provavelmente um pouco ambicioso, mas espero tê-lo feito para a convenção de proprietários da Saab em Portland este ano.

Avise-me se você não vir as duas fotos postadas abaixo. Editar. Adicionando um link para as fotos no meu site de fotografia, caso o site da Saabcentral não mostre as fotos corretamente. As fotos são aqui.

#42 ·
Inspirei-me em dois conceitos da Saab em particular. O Aero-X de 2006 e o 9-X Biohybrid de 2008. Ambos os conceitos se mantêm extremamente bem no mundo do design automotivo atual. Eles eram elegantes, elegantes e sensuais. Esportivos sem serem exagerados (estou olhando para você, BMW).
Pensei em adicionar links para os dois carros em questão que serviram de inspiração para o seu design. Eu não tinha revisitado o Aero-X de 2006 e o 9-X Biohybrid de 2008 há algum tempo, então sua participação neste projeto foi uma ótima viagem pela memória.

Espero que você possa apreciar o tremendo esforço que foi necessário para criar este conceito. Misturar diferentes formas e conceitos em uma tela que foi definida para você é assustador. Dado que o objetivo é produzir isso, tenho que considerar tantos fatores. A coisa pode realmente ser feita? Quanto do meu tempo e dinheiro será necessário para uma alteração específica do design? Eu tento usar componentes prontos ou criar minhas próprias peças personalizadas?
Absolutamente, tendo me aventurado um pouco no design de coisas, eu entendo e aprecio quanto tempo/esforço isso leva. Eu amo a frente (e a vista 3/4 da frente). O para-choque parece uma interpretação/evolução moderna perfeita do nariz de tubarão (04-05 Aeros). A traseira 3/4 também parece moderna. A traseira para mim é mais complicada esteticamente, sempre senti que a traseira da perua 9-5 era um pouco visualmente "pesada"/volumosa demais, e usar o componente preto para separá-la visualmente do resto da porta traseira é uma ótima ideia. As lanternas traseiras envolventes são fantásticas :).

Eu sei que esse tipo de projeto pode levar uma quantidade incrível de tempo/trabalho, então desejo a você o melhor. Por favor, compartilhe sucessos incrementais (e fracassos :)), não importa quão trivial seja a atualização. Eu estaria interessado em como você aborda isso como um projeto, como você divide as tarefas/mini-projetos. Basicamente, o que você puder compartilhar, quando puder compartilhar, é bem-vindo.

#44 ·
Eu pensei em adicionar links para os dois carros em questão que serviram de inspiração para o seu design. Eu não tinha revisitado o 2006 Aero-X e o 2008 9-X Biohybrid há algum tempo, então sua participação neste projeto foi uma ótima viagem pela memória.

Absolutamente, tendo me divertido um pouco com o design de coisas, eu entendo e aprecio quanto tempo/esforço isso leva. Eu amo a frente (e a vista 3/4 da frente). O para-choque parece uma interpretação/evolução moderna perfeita do nariz de tubarão (04-05 Aeros). A traseira 3/4 também parece moderna. A traseira para mim é mais complicada esteticamente, sempre senti que a traseira da perua 9-5 era um pouco visualmente "pesada"/volumosa demais, e usar o componente preto para separá-la visualmente do resto da porta traseira é uma ótima ideia. As lanternas traseiras envolventes parecem fantásticas :).

Eu sei que esse tipo de projeto pode levar uma quantidade incrível de tempo/trabalho, então desejo a você o melhor. Por favor, compartilhe sucessos incrementais (e fracassos :)), não importa o quão trivial seja a atualização. Eu estaria interessado em como você aborda isso como um projeto, como você divide as tarefas/mini-projetos. Basicamente, o que você puder compartilhar, quando você puder compartilhar, é bem-vindo.
Minha abordagem no sentido mais amplo são os primeiros princípios. Tendo uma formação em arte, bem como design industrial e fabricação em pequena escala, tento combinar todas as áreas da minha base de conhecimento. Quando me dedico a um projeto, é uma abordagem completa. Eu como, durmo e respiro meu trabalho. Então, ao longo da vida, estou constantemente perguntando quais lições podem ser aprendidas com os designs automotivos ao meu redor. Posso usar esta peça no meu design? O que faz algo parecer moderno? Como isso me faz sentir? Eu brinquei com a adaptação de algumas lanternas traseiras de outros veículos, mas tomei a decisão final hoje de que uma abordagem totalmente Saab no lado do design seria mais fácil e melhor. Acabei excluindo minhas outras explorações de design hoje. Como mencionei antes, uma das considerações é: isso pode ser feito? O design automotivo moderno se afastou dos para-choques sendo explicitamente exibidos. Toda a frente ou traseira do carro está sendo usada como uma tela unificada. Para este projeto, estou baseando-o em um carro (2004-2005 9-5) que tinha para-choques proeminentes na frente e na traseira. Como você pode ver em minhas renderizações, estou tentando reduzir isso, pois isso dá uma aparência mais moderna. A frente é um pouco mais fácil. Mas a traseira exigiu que eu examinasse o que poderia ser fisicamente realizado para reduzir a protuberância do para-choque traseiro. Ou seja, eu estava limitado em meu design por elementos estruturais subjacentes? Há muitas coisas como essa que eu tenho que considerar.

#45 ·
Criativo! Podemos ver uma renderização de um 9-5 viggen vert? A Saab deveria ter feito um 9-5 2dr!!!!
Admito que seria um projeto divertido. Para eu fazer uma análise e renderização adequadas do projeto, estamos falando de provavelmente 120 horas de trabalho. Dados os recursos limitados, terá que esperar. Eu adoraria o desafio. 😁

#47 ·
De acordo com o pedido de amartya, vou tentar dar-lhe uma abordagem mais de fluxo de consciência. Hoje vou fazer uma pequena correção de curso. Comecei a minha primeira publicação neste tópico com uma foto das primeiras tentativas de modelagem. O meu entusiasmo fez-me antecipar-me. Usei barro tradicional para tirar as minhas ideias da minha cabeça para a realidade o mais rápido possível. O problema é que isto seca e racha. Num esforço para congelar o meu trabalho de escultura, cobri-o com epóxi. Mas rapidamente percebi que precisava de um barro mais parecido com o que as empresas de design automóvel usam. Por isso, tenho andado a pesquisar um pouco nos últimos dias. Acho que vou optar por Chavant Y2 Klay.

Pode haver uma abordagem melhor, mas aqui está como planeio atacar a criação do que é essencialmente um carro conceito único. Em vez de criar um pára-choques inteiro do zero, estou a usar a cobertura do pára-choques existente e vou modificá-la. O primeiro passo é criar as formas reais esculpidas em cima do pára-choques como está. Pelo menos para as partes que representam formas positivas ou salientes para além da forma atual. Portanto, tudo o que se projeta para além da superfície atual. Qualquer coisa com uma forma negativa exigirá cortar e remover a superfície atual. De qualquer forma, estou a divagar.

As formas positivas serão moldadas e serão criadas moldes que atuarão como enxertos que são aplicados em cima da estrutura existente. Semelhante à forma como os transplantes de rosto humano são feitos. Tenho experiência em fazer moldes e fundir as minhas próprias peças. Por isso, pelo menos não estou a começar do zero aqui. Mas nunca fiz esta aplicação exata nem lidei com peças grandes como vou fazer aqui. Estou a tentar definir os materiais que uso para o molde e as fundições.

Também estou a trabalhar em simultâneo a tentar descobrir como quero fabricar as luzes traseiras. Especificamente para a cobertura transparente, se quero usar acrílico fundido existente e moldá-lo a quente sobre um molde ou criar uma fundição. Estou inclinado para a termoformação com acrílico porque acho que acabaria com uma peça de melhor qualidade. A dificuldade é tentar criar uma estrutura de superfície composta com bolsas profundas.

#48 ·
Recebi algumas críticas construtivas bem pensadas quando postei meus conceitos no Facebook. Que os faróis precisavam ser redesenhados para combinar melhor com a traseira. Aqui está um rascunho dos faróis redesenhados. Em primeiro lugar, decidi que precisava usar um veículo doador para a parte funcional principal dos faróis. Depois de passar por uma tonelada métrica de luzes, decidi pelas luzes de um Volt 2012. Gosto do projetor alojado um pouco mais alto na abertura do farol, pois isso dá uma agressividade sutil. Preciso dar uma descrição para que você entenda o que está acontecendo nesta imagem. O elemento laranja inferior está representando a seta na configuração ligada. Essa é uma peça personalizada que será transparente e cristalina ou terá uma superfície fosca para auxiliar na uniformidade da iluminação, dependendo das necessidades e de como acho que fica. Os elementos de iluminação devem flutuar dentro do farol. Correndo rente à parte inferior, há acrílico tingido de verde que será iluminado por trás sob a área flutuante e emanará para fora usando o acrílico como um guia de luz. As bordas do acrílico terminam em uma borda fosca para criar a borda iluminada que acentua as linhas inferiores originais do farol (na minha opinião) bem projetadas. É claro que as duas peças que compunham a seta e o farol originais do 9-5 estão sendo combinadas em uma peça única muito mais moderna. Embora eu ainda esteja utilizando a mesma quantidade de espaço vertical, eu o projetei para parecer menos vertical e mais horizontal, o que, aos meus olhos, lhe dá uma sensação mais elegante e menos volumosa. Outra coisa a notar é que a parte traseira do meu design na prática será um pouco mais brilhante do que a renderização sugere. Portanto, na prática, deve ter uma sensação semelhante. Deixe-me saber o que você pensa.