SaabCentral Forums banner

Opiniões sobre a ferrugem da Saab 9-5 Aero Wagon de 2003

9K views 55 replies 13 participants last post by  Saaberachi  
#1 ·
Estou me preparando para que alguém lide com alguns problemas de ferrugem no meu 9-5 Aero Wagon de 2003. Tenho a ferrugem típica "Dog Leg" em ambas as cavas das rodas traseiras e tenho uma boa mancha de ferrugem na cava da roda traseira do lado do motorista. Anexei algumas fotos das áreas problemáticas.
Comprei painéis de remendo no Ebay que vieram diretamente da Lituânia, que substituem o "Dog Leg" e o arco do para-lama em ambos os lados. Já mandei consertar as áreas do "Dog Leg" no passado, mas eles fizeram apenas reparos superficiais que duraram apenas cerca de 1 ano e a ferrugem voltou. Desta vez, pensei em tentar uma abordagem diferente e mandar soldar alguns painéis de remendo para ver se conseguimos um reparo que dure. Algum de vocês já viu esse tipo de ferrugem na cava da roda? Uma reparação com um painel de remendo vai durar? Estou apenas me perguntando como isso aconteceu? Algo está vazando em algum lugar que causa essa ferrugem?
Image

Image

Image

Image

Image
 
#3 ·
A pulverização rodoviária misturada com areia, sal, salmoura, etc. infiltra-se no revestimento inferior/tinta/revestimento de proteção contra corrosão na parte traseira, provavelmente através de vazios microscópicos, e a ferrugem assume o controlo. Se a tinta exterior não tiver sido riscada, corrói-se quase sempre de dentro para fora.

Concordo que cada pedaço de metal enferrujado tem de ser removido e que um primário de solda/primário rico em zinco deve ser aplicado antes da soldagem. Caso contrário, não durará.
 
#4 ·
Eu pedi da esaabparts.com: Painéis de reparo de ferrugem Dog Leg 9-5 (99-09)
bem quando minhas "dog legs" começaram a ficar crocantes.
Saiu incrível - apenas certifique-se de se livrar de tanto "câncer" quanto possível.
Além disso, encontrar uma funilaria de boa reputação seria essencial.
 
#6 ·
+ 1.
Escondido pelas minhas proteções de arco de plástico estava todo tipo de perfuração. Eu podia ver a parte inferior do carpete e através do gargalo de enchimento de combustível. O reparo custava várias vezes o valor do carro (admittedly em um especialista Saab), então eu o sucateei.
 
#9 ·
Minha carruagem está muito mais enferrujada que a sua. Dou-lhe talvez dois invernos, maaaaaybe três se tiver sorte.

Como outros já salientaram, a reparação da ferrugem não é simples. Antes mesmo de começar, eu avaliaria cuidadosamente todas as outras partes do carro quanto à ferrugem. Você pode encontrar mais do que esperava, pequenas manchas aqui e ali que só vão crescer.

Eu não vou fazer reparos na ferrugem, não vale a pena, nem vai durar em um motorista diário. Claro, se for um colecionador que você só dirige em dias ensolarados, conserte a carroceria, provavelmente "vale" o dinheiro gasto, e não deve se deteriorar muito no futuro. Dirigido diariamente, no inverno, os reparos provavelmente não vão durar, a menos que sejam realmente bem feitos (caro se realmente acontecer). E outras peças enferrujarão de qualquer maneira.
 
#10 ·
Minha carrinha está muito além da sua em enferrujar. Dou-lhe talvez dois invernos, maaaaaybe três se tiver sorte.
Sim, é muito provavelmente uma batalha perdida. No geral, o carro está em bom estado, apenas a típica ferrugem da perna de cão e agora a parte superior da ferrugem da cúpula da roda traseira do motorista. Eu sei que deve haver mais ferrugem atrás da base de cada perna de cão, até que ponto, quem sabe. Espero que a ferrugem atrás daquela cúpula da roda não seja muito ruim. Tive orçamentos em torno de Chicago de US$ 3 a US$ 4 mil em oficinas profissionais, além disso, eles querem que você lhes dê um cheque em branco para as coisas que encontram depois de cortar a ferrugem da superfície. Felizmente, encontrei um cara independente nos subúrbios que trabalha em seu prédio externo por muito menos. Sua cotação foi em torno de US$ 1250,00 para ambos os lados, meu capô lascado e algumas outras pequenas coisas, eu forneço os painéis de remendo (o que alguém apontou que pode ser de qualidade duvidosa). Ainda precisamos conversar sobre o que vai acontecer quando os painéis forem removidos e surpresas forem encontradas atrás. Considerando o preço dos carros novos e todo o suor que já investimos em nossos Saab's, isso não parece um mau negócio para tirar mais alguns anos do carro. O carro é um motorista diário em Chicago, então sal e outros produtos químicos são um grande problema.
 
#20 ·
Germ, terei todo o prazer em trocar trabalho de mecânico por reparo de ferrugem. 🤣
Não sou especialista nesta área, mas como eu disse, se houver uma "dog leg" enferrujada, você sabe o que fazer. Se houver algo como P1106 que é intermitente, às vezes substituído por um P1107 intermitente com algum P0300 (provável culpado: os injetores do sistema GPL...espero :rolleyes:) misturado...isso está acima da minha cabeça. De longe.

Ou para citar uma frase de "We Care A Lot" de Faith No More: É um trabalho sujo, mas alguém tem que fazê-lo. ;)
 
#23 ·
Dada a ferrugem que você descreve (malditos deuses do sal), sugiro que você verifique as quatro montagens da sua cassete da suspensão traseira. Para fazer isso, pode ser necessário soltar ou remover os quatro parafusos de montagem verticais e baixar a cassete para obter melhor visibilidade (o meu é um sedan, não uma carrinha). Eu não percebi o grau de comprometimento até que abaixei minha cassete - considero a minha catastrófica e não vale a pena tentar resolver (tenho outros problemas, outra ferrugem, etc.).
 

Attachments

#27 ·
Dada a ferrugem que você descreve (malditos deuses do sal), sugiro que você verifique as quatro montagens da sua cassete da suspensão traseira. Para fazer isso, você pode precisar soltar ou remover os quatro parafusos de montagem verticais e soltar a cassete para obter melhor visibilidade (o meu é um sedan, não uma carrinha). Eu não percebi o grau de compromisso até que eu abaixei minha cassete - Eu considero a minha catastrófica e não vale a pena o esforço para tentar resolver (tenho outros problemas, outra ferrugem, etc. ....)
Tive um 9-5 de 1999 que abordei de um ângulo estranho em um estacionamento de um resort de esqui, de modo que eu estava olhando para cima e para baixo e vi parte do pneu sobressalente e uma bola de golfe.

O carro parecia incrível de cima. 😁

Foi um ótimo carro.
 
#25 ·
Basta passar Corraseal e esperar o melhor. Lol (no)
Enquanto lia as primeiras palavras, eu esperava tanto que isso não fosse sério.

Eu também, pessoalmente, amo meu 9-5 e o manterei na estrada aconteça o que acontecer. Eu gastaria alguns milhares em reparos de ferrugem/funilaria, se necessário - para dar a você uma ideia da minha abordagem/estado de espírito ao ler seu post nojento! Lol
 
#29 ·
Totalmente sem seriedade! 😄. Embora eu tenha visto algumas pessoas por aí que concordariam com isso.
Tive um 9-5 de 1999 que abordei de um ângulo estranho em um estacionamento de um resort de esqui, de modo que eu estava olhando para cima e para baixo e vi parte do estepe e uma bola de golfe.

O carro parecia incrível de cima. 😁

Era um ótimo carro.
Eu testemunhei um auditor da TÜV inspecionando um Ford P4 12M que parecia ter acabado de sair da fábrica, de repente pegou uma chave de fenda, enfiou a lâmina no painel da balancim e rasgou-o em um movimento rápido da frente para a roda traseira... uma obra-prima de Prestolith, jornais e tinta.🤣
Me pergunto por que o proprietário fez tanto esforço em remendar quando (naquela época, final dos anos 80) os painéis de reparo ainda estavam disponíveis, mas tenho certeza de que esta não foi a única parte daquele carro que foi remendada. Mas a pintura era muito boa.

E se você visitar feiras como a Retro Classic Stuttgart ou ler revistas de carros antigos, é realmente incrível quando você vê as fotos do antes e depois de alguns carros que a maioria teria jogado fora na hora.
 
  • Like
Reactions: leifr
#31 ·
Como deixei a garagem tratar do TÜV, tenho muito menos stress. 😁

E encontrei uma estação KÜS nas proximidades para as nossas motos. O auditor é bastante relaxado e está mais interessado em que as motos passem no HU, mesmo que haja algumas coisas que estejam numa zona cinzenta, como o escape e o para-brisas na mota da minha mulher (o escape é OEM sem KBA, mas uma cópia 1:1 da peça original da Suzuki, o para-brisas era um pequeno estilo Cafe Racer que também não tinha número e agora foi substituído por um ecrã Puig adequado).
 
#33 ·
Arame de galinha, latas de Pepsi, espuma de construção... sim, eu já vi algumas coisas. Fiz algumas delas eu mesmo, mas apenas em peças não críticas (sabendo que o carro nunca mais verá uma estação da TÜV).
 
#34 ·
Eu queria postar uma atualização para vocês sobre o que nosso cara da funilaria descobriu quando ele cortou minha perua.
Eu não mencionei isso antes, mas acredito que este carro passou sua vida (até 117.500 milhas) na Pensilvânia, depois para Chicago até agora. A ferrugem / corrosão na parte traseira do lado do motorista foi muito pior do que eu esperava. A parte traseira do lado do passageiro não estava tão ruim, mas ambas as áreas da balancim estavam realmente podres. Confira as fotos.
Lado traseiro do motorista:
Image
Image


Lado do passageiro:
Image
Image


O cara da funilaria vai usar suas habilidades em fibra de vidro para montar a subestrutura novamente antes de soldar
os meus painéis de remendo e terminar o trabalho. Depois que o carro estiver montado novamente, acho que é hora de enviar este
para a estrada e encontrar um carro do Arizona, alguma sugestão?