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DIY V6 Mudança da correia serpentina / de transmissão

40K views 31 replies 19 participants last post by  swedespeed7  
#1 ·
Acabei de passar por este processo durante o serviço de 60.000 milhas em um 9-3 aero de 2006 e pensei em compartilhar minhas experiências. Fiquei um pouco intimidado pela necessidade de uma cinta de chassi do subquadro no guia da fábrica, mas minha versão modificada correu bem.

Ferramentas especiais:
Soquete E14, soquetes de 10 mm, 16 mm, 18 mm, chave de 10 mm, junta giratória de 1/2", barra de disjuntor, chave de torque. (Suponha que você já tenha a variedade usual de extensões, bits torx, catracas, etc.)
Cinto de fábrica: 93-185-756

1. Levante a frente direita, coloque no suporte do chão e remova a roda. Remova o revestimento do para-lama.
2. Coloque o macaco e o bloco de madeira sob o lado direito do cárter. Levante conforme necessário para remover o peso do suporte do motor que você está prestes a remover.
3. Remova a tampa da caixa de ar, o filtro e a metade inferior da caixa de ar. Você deve ver isso:
Image


4. Remova os 3 parafusos sextavados de 16 mm e os 3 parafusos E14 para remover o suporte do motor do motor e da carroceria do carro. O E14 à esquerda da imagem é difícil de alcançar por causa de uma mangueira de refrigerante. Desaperte o parafuso de 10 mm (seta preta) que prende a mangueira de refrigerante no lugar:
Image

Em seguida, gire a mangueira para obter o acesso necessário.
5. Em seguida, remova a braçadeira do tubo CA (seta branca) da extremidade frontal do suporte no motor:
Image

Isso é complicado, pois é um espaço apertado. A chave de 10 mm conseguiu fazer isso eventualmente. Em seguida, trabalhe nos parafusos de 18 mm que prendem este suporte ao motor. Os parafusos do meio e traseiro são simples. O da frente (seta amarela acima) é difícil por causa da tubulação do ar condicionado no caminho. Consegui mover os tubos o suficiente para colocar minha chave de soquete de 18 mm e a barra de disjuntor (cabo em ângulo) lá dentro. Acho que uma junta giratória de 1/2" ajudaria aqui. Depois de remover o suporte, você deve ver a correia e o tensor (seta preta):
Image


6. O orifício quadrado de 1/2" está fora do tiro. Consegui (só) colocar minha barra de disjuntor craftsman de 1/2" entre a carroceria do carro e o tensor. Então, apenas uma questão de aliviar a tensão na correia e removê-la das polias da baía do motor e do para-lama. É um pouco complicado colocar a correia ao redor do tensor. Faça o inverso para a nova correia. Certifique-se de que a nova correia se pareça com isso e esteja bem assentada em todas as polias:
Image

Em seguida, trabalhe para trás a partir de cima.
7. Suporte para motor (18 mm): 69 pés lbs, (93 Nm)
8. Recoloque o parafuso da mangueira CA de 10 mm.

9. Fixe o suporte do motor: Pode ser necessário ajustar o macaco neste ponto para alinhar todos os orifícios.

Suporte do motor para suporte do motor (E14): 33 pés lbs + 90 graus (45 Nm)
Suporte do motor para carroceria (16 mm): 37 pés lbs + 180 graus (50 Nm)

Devido às restrições de espaço, não consegui colocar uma chave de torque nos parafusos dianteiros de 18 mm ou traseiros E14, então tive que estimar seu torque. Não tenho certeza de como os técnicos de fábrica contornam esses.

10. Recoloque o parafuso da mangueira do refrigerante de 10 mm
11. Recoloque a caixa de ar, o revestimento do para-lama, a roda e coloque o carro de volta no chão.

Tempo estimado: 1ª vez e trabalhando em um ritmo tranquilo: 2 horas.
Espero que isso ajude alguém.
 
#3 ·
Boa redação.

O tempo na concessionária é de 1 a 1,5 horas, dependendo da concessionária.

E é ótimo que você tenha feito isso, mas a correia é classificada para 160.000 km e não deve ter problemas para durar tanto tempo. Você vai até 250.000 km agora!

Você não fez o tensor, fez?
 
#4 ·
E isso é ótimo que você fez, mas a correia é classificada para 100.000 milhas e não deve ter problemas para durar tanto tempo.
Eu concordo - um ótimo DIY. O que estou perdendo? Meu OM de 2008 diz que a correia é trocada a 160.000 milhas no V6.

P.S. Eu acho que os engenheiros que projetam essas coisas deveriam ter que cumprir cinco anos de trabalhos forçados fazendo o serviço de rotina nelas. Isso e a troca de velas são ambos horríveis! Não consigo imaginar como seria fazer uma embreagem ou um cilindro escravo.
 
#5 ·
Meu mecânico local me cobrou 150 dólares no total com uma correia Good-Year.

Meu manual diz para trocá-la a 60.000 milhas.

Por outro lado, as velas foram um pouco difíceis para o meu mecânico porque ele não conhecia o carro. Ele achou que tinha que tirar o coletor de admissão. Acabei indo à concessionária e comprando as velas. Conversei com os caras atrás do balcão e eles foram gentis o suficiente para sair e me mostrar como fazer. Só precisa de um pouco de força de vontade. Meu amigo e eu fizemos isso em meia hora.
 
#6 · (Edited)
Ótimo artigo, planejo fazê-lo neste verão, pois estou chegando aos 60.000.... Sou fã de manutenção barata e preventiva. Também sei, pois costumava trabalhar para a Saab, que eles brincavam com os requisitos de quilometragem de muitos itens para que ficassem fora dos períodos de "Manutenção Incluída" e garantia. Uma correia de borracha é uma correia de borracha.... que, especialmente aqui em NY, não vai durar mais porque um contador da Saab quer que dure.... :)
 
#8 ·
Um ENORME obrigado a você pelo DIY. Também chateado com você por fazer este DIY :lol:. Pensei comigo mesmo que parecia fácil o suficiente por causa deste guia, mas lá estava eu preso naquele parafuso da frente!! ;oops: Levei apenas 3 horas, só porque o parafuso de montagem do motor dianteiro é quase impossível de acessar. Eu tinha uma broca giratória, não ajudou, simplesmente não há espaço lá dentro! Bem, pelo menos não terei que me preocupar por mais 60 mil, graças a Deus. A todos aqueles que não trocaram o seu aos 60 mil, eu recomendo muito. Minha correia parecia boa por baixo do carro, mas de perto as ranhuras mostravam pequenos sinais de desgaste e uma rachadura aleatória aqui e ali. Em outro veículo aos 60 mil, eu tinha pegado uma pedrinha em uma das ranhuras e a correia estava prestes a estourar. Para mim, a marca de 60 mil é totalmente apropriada, é um reparo de $ 40 que não vale a pena ignorar, na minha opinião.
 
#9 ·
Um ENORME obrigado a você pelo DIY.

Também chateado com você por fazer este DIY :lol:. Pensei comigo mesmo que parecia fácil o suficiente por causa deste guia, mas lá estava eu preso naquele parafuso da frente!! ;oops:

Levei apenas 3 horas só porque o parafuso da montagem do motor dianteiro é quase impossível de acessar. Eu tinha uma broca giratória, não ajudou, simplesmente não há espaço lá dentro!

Bem, pelo menos não terei que me preocupar por mais 60 mil, graças a Deus.

Para todos aqueles que não trocaram o seu aos 60 mil, eu recomendo muito. Minha correia parecia boa por baixo do carro, mas de perto as ranhuras mostravam pequenos sinais de desgaste e uma rachadura aleatória aqui e ali. Em outro veículo aos 60 mil, eu tinha pego uma pedrinha em uma das ranhuras e a correia estava prestes a estourar. Para mim, a marca de 60 mil é totalmente apropriada, é um reparo de $40 que não vale a pena ignorar na minha opinião.
De que ano é o seu carro? E onde você está localizado? Você pode colocar isso em sua assinatura ou perfil.
 
#12 ·
Obrigado pela informação OP. Foi muito fácil.

Tinha 78 mil no que acredito ser a correia original. Originalmente, pensei que a correia parecia ótima, então encontrei algumas rachaduras, uma costela quebrada e um buraco (de uma pedra, estou supondo) que atravessava a correia.
Que tal isso. Sim, você se pergunta ao verificar a correia se realmente consegue ver tudo sem removê-la.
 
#14 ·
Aqui está uma alternativa simples: levante a frente esquerda, insira um suporte fixo. Coloque uma barra de disjuntor entre o macaco e o lado giratório do tensor, levante o macaco lentamente até a posição máxima para cima. Correia R&R.
??? Isso é para o V6. Alimentar a correia através das polias sem remover o suporte do motor seria uma dor de cabeça gigante se fosse possível.

Eu vi esta redação e achei bobagem puxar o suporte do motor. Eu estava determinado a encontrar uma maneira mais fácil. Eu não consegui.

O suporte leva apenas alguns minutos para remover.
 
G
#16 ·
Como na abordagem "C-Minus", originalmente pensei que puxar a montagem era mais do que necessário. Não é. Embora eu não conseguisse tirar a montagem (pelo menos a metade que se prende ao bloco) completamente do caminho, soltá-la e puxá-la parcialmente é totalmente necessário para tirar a correia velha e colocar a correia nova. Isso porque a montagem é curvada ao redor da polia superior da correia... e, por mais rígidas que sejam as correias, você não pode movê-la além dela enquanto estiver parafusada no lugar.

Excelente relato - muito feliz que estivesse aqui.

Levei quase um dia inteiro para fazer isso e instalar novas velas de ignição no meu Aero 2007, que agora tem 132.000 milhas. Além do trabalho de hoje, nunca foi feito nada nele, exceto o recall do tanque de líquido de arrefecimento e a substituição da bomba de combustível sob a garantia do trem de força. Não tenho certeza de qual trabalho eu diria que é pior entre a correia e as velas. Ambos são péssimos. Para vocês que procuram fazer as velas, é possível fazer o trabalho sem puxar a mangueira "curly Q" na parte de trás... e certamente sem ter que puxar o coletor de admissão.

A boa sorte a todos vocês...
 
#18 · (Edited)
Revisitando este tópico dos mortos.

Alguém tem alguma ideia de como substituir o tensor da correia? Consegui tirar o parafuso do meio e o superior esquerdo, o outro não sai mais por causa da polia da bomba da direção hidráulica.

Só queria ver se alguém tinha alguma ideia, se a polia deve sair ou se a bomba pode ser deslocada uma polegada do motor (dando assim ao parafuso algum espaço para sair).

Obrigado!


Não importa, preciso remover o tubo de entrada do turbo e as montagens do radiador, então a bomba da direção hidráulica tem que ser movida ligeiramente... grrr, por que é tão complicado remover o tensor? Quero dizer, sério, eles não poderiam ter
usado um parafuso uma polegada mais curto desse lado?
 
#19 ·
Acabei de fazer a correia e o tensor no meu V6 '08. Levei 6 horas, a primeira vez que fiz isso. Que dor. Tão feliz que acabou. A correia foi fácil. O tensor não. O conjunto de ferramentas da correia serpentina é ESSENCIAL para fazer isso. Torna a vida muito mais fácil.
 
#20 · (Edited)
Acho que encontrei uma solução para tirar o tensor.

Eu não tentei, mas assistindo a um vídeo técnico sobre este motor, parece uma solução super simples para chegar a esse terceiro parafuso bloqueado pela polia da bomba da direção hidráulica.

1. solte apenas o parafuso de montagem superior da bomba da direção hidráulica (através da polia)

2. remova completamente o parafuso de montagem inferior da bomba da direção hidráulica (através da polia)

Agora você deve ser capaz de empurrar a bomba da direção hidráulica para frente o suficiente para ter acesso a esse terceiro parafuso do tensor para que você possa remover o tensor.

edição: Acho que os suportes do radiador também devem ser removidos para permitir o movimento?
 
#21 ·
Acho que encontrei uma solução para tirar o tensor.

Eu não tentei, mas assistindo a um vídeo técnico sobre este motor, parece uma solução super simples para chegar ao terceiro parafuso bloqueado pela polia da bomba da direção hidráulica.

1. apenas solte o parafuso de montagem superior da bomba da direção hidráulica (através da polia)

2. remova completamente o parafuso de montagem inferior da bomba da direção hidráulica (através da polia)

Agora você deve ser capaz de empurrar a bomba da direção hidráulica para frente o suficiente para ter acesso a esse terceiro parafuso do tensor para que você possa remover o tensor.

editar: Acho que os suportes do radiador também devem ser removidos para permitir o movimento?
Sim, essas são as instruções do WIS sobre a bomba da direção hidráulica. Não há necessidade de remover, apenas remova o parafuso inferior e solte o superior, mova a bomba cerca de 1/2 polegada para que você possa tirar o último parafuso do tensor.

Em relação aos suportes do radiador, isso foi tão estúpido porque esses parafusos nem existem no meu carro, eles devem ter sido eliminados em algum momento porque aquele suporte do radiador é apenas soldado, sem parafusos. Eu não precisei mexer no meu radiador para tirar o tensor. Apenas tubulação de admissão e coisas da bomba da direção hidráulica. Eles querem que você remova os "parafusos" do radiador para que você possa empurrar o radiador para frente para remover parte da tubulação de admissão, mas isso não é necessário, então não se preocupe.

Image
 
#25 ·
Fotos atualizadas

Não tenho certeza se alguém ainda está usando este DIY. Mas o serviço de hospedagem de imagens não funciona mais. Então, tentei anexar as imagens originais da postagem aqui. Só posso fazer 4 de cada vez.
 

Attachments

#27 ·
Obrigado por dedicar tempo e trabalho para postar o artigo original e, em seguida, postar as fotos novamente depois que o photobucket começou a se comportar mal.

Meu 06 2.8T (Aero) está com problemas no ar condicionado. Eu vim aqui para ter certeza de que o carro tinha uma correia serpentina e não uma correia de acionamento do ar condicionado separada, o que é o caso, e eu ainda tenho bomba d'água e direção hidráulica, então essa correia não é o problema.

O carro tem 120.000 milhas agora, e eu acabei de fazer um reparo na estrada do 2001 9-3 2.0T de 220.000 milhas que colocamos de volta na estrada para meu filho, então estou pensando que é hora de fazer este trabalho na garagem e evitar um reboque. O motor 2.0T não foi tão ruim de fazer se você puder chegar a um lugar seguro. O 2.8T, nem tanto.

Quando eu fizer isso, adicionarei o que puder às suas instruções e fotos úteis. Obrigado novamente!
 
#30 ·
Estou prestes a lidar com isso. Pergunta para swedespeed7. Como a ferramenta de tensionamento ajuda em comparação com o uso de uma barra de força para mover o tensionador?
Eu não acho que uma barra de força caiba lá. Mas, em princípio, eles são os mesmos. As ferramentas de tensionamento são apenas super estreitas
 
#32 ·
Coincidentemente, acabei de substituir o meu alternador (tem estado a chiar em tempo frio há 5 anos, estou a substituí-lo mesmo que ainda funcione!!) e vou substituir a correia ao mesmo tempo, porque depois de 5 anos e apenas 30.000 milhas de condução, tem ranhuras profundas e rachaduras aqui e ali. Apenas interessante, isso é tudo.