SaabCentral Forums banner

Código do motor: P0501 Faixa/Desempenho do Sensor de Velocidade do Veículo

30K views 6 replies 4 participants last post by  bad01flstc  
#1 ·
Estes erros apareceram todos no SID do meu 93 2.0T de 2006.

Falha no controlo de estabilidade
Falha no controlo de tração
Falha do ABS
Falha nos travões

O velocímetro caiu para 0 e ainda funcionou bem até eu chegar a um semáforo. Consegui reiniciar o carro e os erros não voltaram (nesse dia). Tive estas falhas em 3 ocasiões separadas e, a princípio, atribuí-as ao tempo frio (-20C ou mais frio) porque só acontecia em manhãs muito frias. Digitalizei o código do motor e obtive um erro P0501 Vehicle Speed Sensor Range/Performance.

É esta uma falha com a qual eu deveria estar preocupado? Alguma ideia do que pode estar errado e quanto custaria para consertá-lo?

#2 · (Edited)
Tenho exatamente o mesmo problema que você está relatando, exceto que o meu chegou ao ponto em que ocorre toda vez que ligo o carro. Vários membros do fórum sugeriram que esse problema pode estar relacionado a alguns itens observados abaixo:

1) Fiação no sensor de velocidade da roda traseira (pessoas nos fóruns sugeriram que alguns de nossos carros podem ser propensos a fiação ruim do sensor de velocidade ao longo do eixo traseiro, o que pode levar à descontinuidade).

2) Alguns sugeriram conectar e desconectar os sensores de velocidade nas rodas para eliminar a possibilidade de uma conexão ruim/mais resistiva, levando a leituras incorretas pelo computador.

2) O sensor de velocidade da roda traseira do lado do motorista pode precisar ser substituído (isso é embutido no cubo, portanto, o cubo deve ser trocado)

3) Alguns sugeriram que pode ser o módulo ABS.

Estarei testando a teoria da descontinuidade da fiação neste fim de semana e medindo a resistência em todos os sensores de velocidade das rodas para ver se um pode estar exibindo mais/menos resistência do que outros para tentar isolar um possível problema no sensor de velocidade da roda.

Lamento saber que você está com esse problema, mas fico feliz em saber que não sou o único e talvez possamos nos ajudar a encontrar uma solução de menor custo do que enviar o carro cegamente para a concessionária.

aerojon postou este link em outro tópico que pode ajudar.

http://www.saabscene.com/forum/index.php?showtopic=31655554

#4 ·
Eu testei o chicote traseiro e ele não retornou continuidade. Testei cada sensor nas rodas e cada sensor traseiro não retornou continuidade com resistência infinita. O chicote (ponteado) retornou continuidade total.

Eu testei um sensor dianteiro (cubo e sensor substituídos há aproximadamente 1 ano) para garantir que meu multímetro não estava produzindo leituras falsas. Ele retornou uma leitura de 3,4.

Isso me leva a concluir que meus sensores de velocidade da roda traseira precisam ser substituídos.

O ebay tem um par listado por $200 (cubo e sensor). Infelizmente, este será o próximo passo.

Se alguém tiver alguma informação - eu agradeceria muito.
Kooby

#5 ·
Os erros SID desapareceram na primavera, verão e outono, então não me preocupei em trocar os cubos, embora os tenha comprado (sou preguiçoso), mas está frio de novo, então......

Eles voltaram!!

Acabei de trocar os cubos traseiros (ambos para garantir). O carro liga sem erros SID, mas após uma curta viagem, recebo todos os erros acima de volta, exceto que o velocímetro agora continua funcionando. (então provavelmente um dos sensores de velocidade traseiros estava ruim).

Ouço um zumbido da unidade ABS e, em seguida, todos os avisos acima aparecem, seguidos por "falha nos freios - faça uma parada segura" - LOL.

Vou ler meus códigos.

Adoro o entretenimento elétrico neste carro no inverno. - Adoro a maneira como este carro manuseia, acelera e para, sem mencionar o incrível feedback do motorista - odeio os constantes reparos PIA.

Qualquer ajuda/experiências seriam muito apreciadas.

Obrigado

#6 ·
Acabei de postar um novo tópico sobre algo semelhante ou idêntico em relação ao clima frio, à bomba do ABS e ao código P0501.

A luz de aviso apaga (exceto a luz do motor, que acendeu pela primeira vez esta manhã) quando paro e ligo o carro.
Normalmente, ele me avisa se eu sair muito rápido no frio, em vez de deixar o carro aquecer um pouco.

#7 ·
Saab 93 de 2006

Tenho acompanhado suas comunicações com as luzes de advertência do seu Saab acendendo (controle de tração, etc.) e parando. Tenho tido o mesmo problema e só queria agradecer por me dar os problemas do sensor de velocidade. Meu amigo passou por aqui outro dia e conectou sua ferramenta de diagnóstico no meu computador e apareceu o código do sensor de velocidade. Acho que vamos trocá-lo e rezar para que este seja o único problema!